Cão Social - Adestramento de Cães

Tamanho da fonte:
  • Diminuir tamanho da fonte
  • Aumentar tamanho da fonte
Telefone de contato 13 9117.5696

Adestramento

O que é?

O aprendizado de tarefas dependente mais de fatores emocionais, motivacionais e ambientais do que de fatores de habilidade. Além de o cão estar com o humor certo e ter a capacidade de aprender, os sistemas de reforço positivo e negativo devem ser apropriados em tipo e oportunidade. Em outras palavras, a motivação deve ser apropriada para cada cão e se queremos um cão educado devemos dar muita atenção ao controle de estímulos, que basicamente consiste em controlar o ambiente e os estímulos apresentados pelo cão.

O adestramento eficiente é baseado na teoria do reforço, ou seja, o ensinamento do cão e basicamente realizado através da utilização de todos os fundamentos do método básico da Teoria da Psicologia Comportamental aplicada. É uma técnica moderna que procura despertar o interesse e desenvolver o raciocínio lógico, pois querer aprender é essencial para um bom desempenho. Familiariza o cão com os requisitos dos exercícios sem o uso do forçamento. O aprendizado tende a ser mais rápido e prazeroso, além disso, o animal passa a gostar da posição (exercício) que esta sendo ensinado ficando sempre motivado a aprender e quando isso ocorre podemos perceber também uma mudança e motivação do proprietário em interagir e ensinar o seu cão, possibilitando assim uma maior integração do cão na família, além do que faz com que a pessoa procure novas formas de interpretar comportamentos e entender as particularidades de seu cão melhorando o relacionamento entre ambos.No adestramento eficiente o cão deverá passar por três fases que acreditamos que sejam fundamentais para uma obediência sólida , são elas: fase pedagógica, fase de  fixação e fase de distração ou aperfeiçoamento.Podemos perceber que existe uma ordem a ser seguida para os comportamentos que serão aprendidos.Eles devem ser ensinados, discriminados e generalizados dessa forma teremos um cão bem treinado.Independente da raça, tamanho e idade de seu cão você pode se beneficiar de uma boa liderança, regras domésticas e exercícios de obediência, o elo entre você e o seu cão abrirá o caminho para uma formação com êxito. Portanto,quando você tiver um comportamento e deseja que ele se repita com mais freqüência, reforce-o. Lembrando sempre que quando falamos de adestramento estamos falando de olfato, audição, movimentos, ou seja, músculos lisos, estriados além de comportamentos físicos e emocionais e para que possamos manipular esses devemos ter conhecimento técnico.

NOSSA TÉCNICA DE ADESTRAMENTO POSSUI UM  ELEVADO GRAU DE EFICIÊNCIA!

Benefícios para o cão

Terá um super dono que se comunica da forma correta, evitando conflitos desnecessários.

Não ficara levando “broncas desnecessárias”, pois o objetivo é valorizar os acertos deixando o cão mais disposto a tentar novamente.

Passa a se comportar de uma maneira adequada, e assim terá uma maior integração no âmbito familiar e externamente nos passeios.

Por ser baseado no R P pode ser aplicado em cães na mais tenra idade e o maior beneficiado nesse processo será o cão que terá as chances de desenvolver problemas comportamentais diminuídas.

Benefícios para o proprietário

Passara a utilizar uma forma de comunicação que faça sentido para o cão, acelerando o processo de estabilização da liderança.

Com o adestramento eficiente o cão estará mais motivado para aprender não se tornando um cão limitado.

Através do adestramento eficiente o dono também tem o seu comportamento alterado, pois passa a sentir prazer em recompensar o seu cão da forma correta e percebera os grandes benefícios que isso acarreta.

O cão apresenta uma maior prontidão na execução dos comandos.

Embasamento científico

Métodos de adestramento que utilizam reforço positivo não são uma moda passageira, mais sim baseados em fatos científicos que comprovam a sua eficácia.

Todo e qualquer procedimento utilizado nas técnicas do adestramento eficiente têm um embasamento teórico científico da psicologia canina e psicologia comportamental, isso quer dizer todos os procedimentos sejam as correções ou as recompensas têm um fundamento e não são utilizadas de uma maneira empírica.

A importância das recompensas

A família dos reforçadores positivos (recompensas) é muito extensa. Um dos principais critérios para se utilizar a recompensa é a escolha essa deve ser feita pelo cão e não pelo condutor. E isso, mesmo no processo de aprendizagem, nós devemos utilizar com maior freqüência as recompensas que são mais interessantes para o cão e isso pode variar subitamente dependendo do cão e do ambiente que ele se encontra.

Além da genética (condições físicas e emocionais) um dos fatores que mais limitam o aprendizado de um cão seria o fato do cão não aceitar recompensas sejam comestíveis ou não e também a utilização dessas de uma forma indiscriminada (sem objetivo) fazendo com que o cão deixe de valorizar as mesmas, perdendo assim um dos maiores instrumentos de indução e reforço para o adestramento. Diante desse fato devemos aprender a ensinar o cão a ser receptivo as recompensas através de técnicas simples que podem ser aplicadas no dia a dia.

Podemos concluir que as recompensas são muito importantes no processo de aprendizagem de um cão e devem fazer parte do dia a dia deles, devendo sempre ser seguidas após comportamentos aceitáveis além, de ser a melhor forma de mostrar de uma forma humana e inteligente quais são os comportamentos corretos que você deseja.

 

"O SEU CÃO ESTÁ SEM EDUCAÇÃO, A CÃO SOCIAL É A MELHOR SOLUÇÃO !"

Ir para o Topo

Desenvolvido por: Triares