Cão Social - Adestramento de Cães

Tamanho da fonte:
  • Diminuir tamanho da fonte
  • Aumentar tamanho da fonte
Telefone de contato 13 9117.5696

Método Clicker (Marcadores)

Um CLICK para o seu cão!

Treinamento canino com clicker é um método de formação baseado na psicologia comportamental, através dos princípios do reforço positivo secundário.Têm como base a utilização do reforço positivo para reforçar os comportamentos operantes, que é a forma com a qual o ser humano ou animal interage e aprende a partir do meio ambiente em que vive. Através desse método também podemos capturar e modelar comportamentos que não fazem parte dos operantes do indivíduo.Quando trabalhamos com os cães podemos observar que eles tendem a repetir um comportamento que teve como resultado uma consequência positiva e tendem a não repetir um comportamento que teve como resultado algo negativo.Podemos tirar proveito dessa condição natural e reforçar os comportamentos que queremos que se repitam.Essa é uma forma clara de comunicação,que combinada com o reforço positivo, se torna uma maneira eficaz, humana e segura de ensinar qualquer comportamento para o cão sendo ele física e mentalmente capaz de fazer.

Um pouco da história

Nos últimos 15 anos uma nova forma de treinar cães foi desenvolvida como resultado de um método mais gentil e eficiente. Este novo método, chamado click and treat, é o resultado da união das técnicas da psicologia comportamental e as técnicas praticadas pelos treinadores de mamíferos marinhos.

Os primeiros treinadores de golfinhos e baleias usaram este fundamento simplesmente pela necessidade.Karen Pryor, treinadora pioneira de mamíferos marinhos diz: ”Você não pode usar guias, enforcadores, rédeas ou mesmo os punhos em um animal que nada para longe.
Reforço positivo no caso peixe era a única ferramenta que tínhamos. A partir daí veio a pergunta, por que não usar essa filosofia em nossos cães?

Clicker é o método que dá a alternativa para pessoas que desejam um grande desempenho de seus cães, baseadas em confiança e afeição. As ovelhas, gansos, cães e o porco, do filme Babe, um porquinho atrapalhado foram adestrados com esse método por Karl Lewis Miller, que também clicou para o cão são bernado do filme Beethoven e uma centena de hamsters que atuaram no filme o professor aloprado. Nos Estados Unidos, muitos dos mais renomados adestradores já utilizam o clicker.

O pioneiro visando à obediência e convívio entre donos e cães foi Gary Wilkes, em 1987, que afirma que dos milhares de cães que já treinou, pouquíssimos não foram conduzidos com o clicker. Hoje dezenas de milhares de cães são treinados com o clicker nos EUA.

Além de adestramento básico, aprendem o avançado schtzhund, esportes como o agilty, trabalhos como o buscar e resgatar em desastres e acompanhar deficientes físicos. Até o exército,referência mundial no uso de técnicas de adestramento,está interessado no método. ”Foram ensinados cinco profissionais do Centro de Treinamento Canino do Exército Americano a adestrar com clicker para patrulhamento e detecção de bombas”.

O que é clicker?

O Clicker propriamente dito é uma pequena caixinha de plástico desenvolvida especialmente para o treinamento animal que dentro possui uma pequena lingüeta de metal e quando pressionado produz um som (CLICK). Portanto o instrumento por si só não causa efeito algum sobre o comportamento do cão.

Após o prévio condicionamento click recompensa, também conhecido como “carregar o clicker” passamos a utilizar o clicker como um marcador de comportamento e como se tirássemos uma fotografia de um comportamento específico.Mostrando a ele a hora certa de ser recompensado.E um equipamento muito utilizado por profissionais que utilizam de métodos motivacionais positivos como por exemplo,treinadores de golfinhos,treinadores de aves e de cães.Podemos utilizar outros instrumentos como clicker porém eles devem manter os seguintes características abaixo , o que é muitos difícil.

O som deve ser muito curto, evidente e distinto pois assim ele consegue indicar com precisão até mínimas alterações no comportamento.

Não deve ser um som comum ao cotidiano, o cão deve saber que sempre que ouve esse som significa que foi recompensado; o cão não pode ter dúvidas que ouviu o click e não outro som qualquer.

O clicker deve ser muito fácil de ser acionado e manejado, ninguém quer perder um momento brilhante de seu cão por não conseguir acionar o clicker no momento certo.

O CLICKER E TÃO PRECISO E CLARO QUE AJUDA A RESOLVER OS PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO.

Para que serve exatamente o clicker?

Quando queremos ensinar algo ao cão, é necessário indicar a ele o comportamento exato que queremos recompensar. Ou seja, sem utilizar o clicker, teríamos que entregar a recompensa ao cão enquanto o comportamento está ocorrendo, mas o que quase sempre acontece é que entre o tempo em que o comportamento ocorreu e a entrega da recompensa, o cão já estará fazendo outra coisa.

O que o click faz é marcar o momento exato que estamos recompensando, isso ocorre, pois iremos associar o som à recompensa de tal forma que o cão saberá que mereceu a recompensa pelo comportamento que apresentava quando ouviu o click e o tempo gasto até receber a recompensa propriamente dita já não tem muita importância.

Quais as vantagens de se usar o clicker?

  1. O clicker pode identificar exatamente o comportamento correto. O clicker é mais rápido que o agrado verbal, portanto mais preciso. No tempo que se leva para dizer “muito bem”, um cão pode oferecer o comportamento correto e em seguida uma resposta indesejada. Por exemplo, se o cão sentou e pulou logo em seguida ele não saberá diferenciar se foi sentar, pular ou os dois juntos que seu treinador recompensou.
  2. O clicker também funciona à distância. É impossível tentar jogar uma recompensa na boca do animal no exato momento em que um comportamento desejado acontece. O clicker faz uma ponte entre o momento em que o cão executa o comportamento certo e o tempo que leva para lhe oferecer a recompensa.
  3. O clicker pode tomar o lugar da recompensa. Da mesma forma que confirmação verbal (muito bem), o clicker pode manter um comportamento na ausência de petiscos ou brinquedos, motivando o animal a trabalhar seguidamente.
  4. O clicker desliga a mente do cão do reforço primário (recompensa). Alguns cães são tão motivados por comida ou brinquedos que o menor sinal da presença destes pode acabar com sua concentração. Se o cão sabe que apenas ouvindo o click ele será recompensado ele não ficará seguindo a recompensa e sim tentando comportamento que levarão ao som do clicker.
  5. O clicker ajuda a definir o fim do comportamento.Um cão só se mantêm em um determinado comando se esse possui um fim delimitado.
  6. O clicker pode ser transferido facilmente de pessoa para pessoa. O som da sua voz pode ser um grande motivador para o seu cão, mas tem uma desvantagem. Se o cão é condicionado a responder uma única voz, torna-se muito difícil alguém ajudá-lo no adestramento. O clicker oferece duas vantagens diferentes para o adestrador. Nem sempre a pessoa que está treinando o cão está na melhor posição para observar o desempenho. Um observador com um clicker pode ajudá-lo a capturar o melhor momento, mesmo quando o handler está de costas para o cão. Outra vantagem é que usar um reforço secundário não pessoal dá a possibilidade ao cão de transferir sua atenção para um novo handler (o dono, por exemplo). Animais tímidos que são treinados com clicker podem associar coisas boas com novos handler mais facilmente, quando estes também utilizam o clicker.
  7. A criatividade e a técnica. São mais importantes do que a capacidade física.

 

Ir para o Topo

Desenvolvido por: Triares