Cão Social - Adestramento de Cães

Tamanho da fonte:
  • Diminuir tamanho da fonte
  • Aumentar tamanho da fonte
Telefone de contato 13 9117.5696

Artigos e Novidades

25/08/2008

A educação dos cães e o controle de estímulos

E muito comum escutarmos proprietários de cães reclamarem, que seus cães são desobedientes.Porém muitas das vezes, essa "desobediência" esta ligada ao controle do ambiente em que o cão vive é o que chamamos de controle de estímulos. Pois partindo do princípio do condicionamento operante cães e seres humanos aprendem a partir do ambiente em que vive e interagem. Procedimentos do tipo deixar comida exposta todo o tempo, liberdade para subir em sofás e camas de forma indiscriminada, brinquedos à vontade podem trazer problemas na educação do seu cão.

O controle de estímulos  não é  nada mais do que exercer a liderança perante o seu cão de uma forma inteligente essa postura deve ser adotada desde quando o cãozinho chega em sua casa.Começar e terminar brincadeiras;pedir um comando antes de alimentar o cão; passar primeiro pelas portas e portões, são procedimentos simples que com certeza irão refletir de uma forma positiva na educação de seu cãozinho. Educação e controle do ambiente (estímulos) andam juntos, vejam bem quando falamos de controle de estímulos estamos falando de qualquer situação em que o cão apresente um comportamento estímulo que passe a controlar o ambiente. Ex: Cão obriga o dono  a agradá-lo forçando a barra com o focinho, o dono não vai deixar de agradar esse cão,porém, somente após a estabilização do cão ou após a solicitação de um comando sendo esse atendido.

Não esqueça que os cães a todo momento apresentam estímulos que geram consequência no meio em que vive. Seja mais esperto do que o seu peludo e utilize a força dos estímulos e o controle dos mesmos a seu favor. Agradar um cão no momento certo fortalece a sua posição de líder evitando o desenvolvimento de distúrbios comportamentais.

É permitida reprodução desse artigo desde que sejam colocados os créditos de autoria e um link para www.caosocial.com.br

por carlos Leite em 25/08/2008

Outros artigos


Ir para o Topo

Desenvolvido por: Triares