Cão Social - Adestramento de Cães

Tamanho da fonte:
  • Diminuir tamanho da fonte
  • Aumentar tamanho da fonte
Telefone de contato 13 9117.5696

Artigos e Novidades

27/09/2008

Dessensibilização e Contracondicionamento

Dessensibilização

É um processo que consiste em diminuir a força de uma resposta a um determinado estímulo.Tiremos como exemplo um  cão que teve uma infância pobre no que diz respeito a sua fase de impressão, e apresente medo de baldes e vassouras. Através da dessensibilização podemos reduzir o medo do cão em relação aos objetos.Apresentamos o estímulo que evoca a reação emocional (medo) ao cão de uma forma segura, ou seja a uma distância que não venha a evocar o medo. Isso por si só é a dessensibilização.

Contracondicionamento

É a apresentação de um estímulo positivo ao cão durante a fase de dessensibilização utilizando como princípio o condicionamento pavloviano. A dica é apresentar algo positivo porém  que o cão goste todas as vezes em que a situação causadora do medo aparecer.Devemos  tirar  proveito dos momentos de descontração apresentado pelo cão devido a apresentação do RP, para procedermos com a diminuição da  distância do cão em relação aos objetos que ele têm medo. Não devemos ficar anciosos em reduzir essa distância, paciência nessa técnica é fundamental cada animal terá o seu tempo.Outra dica é a utilização de marcadores durante esse processo , sessões curtas e com taxas elevadas  de reforços apresentam melhores resultados.

É permitida reprodução desse artigo desde que sejam colocados os créditos de autoria e um link para www.caosocial.com.br

por carlos leite em 27/09/2008

Outros artigos


Ir para o Topo

Desenvolvido por: Triares