Cão Social - Adestramento de Cães

Tamanho da fonte:
  • Diminuir tamanho da fonte
  • Aumentar tamanho da fonte
Telefone de contato 13 9117.5696

Artigos e Novidades

29/10/2008

O uso da focinheira

Sem dúvidas a focinheira é um dos equipamentos mais mal visto pelos donos de cães. Comentários  do tipo coitado, ele está triste , sofrendo dentro outros são sempre os tipos de colocações quando as pessoas se deparam com um cão de focinheira. As pessoas simplesmente são contra o seu uso sem ao menos procurar saber quais são os benefícios de uma focinheira.

Sem entrar no mérito da legislação pertinente, todo dono de cão deveria ter a real consciência do temperamento do seu cão e o quanto ele é sociável para o convívio em locais públicos,pois, o seu direito termina quando começa o do seu semelhante.Muitos acidentes e sacrifícios de cães poderiam ser evitados se alguns cães estivessem de focinheira , porém infelizmente eles não têm culpa e dependem de seus donos para protege-lôs e para fazer isso você deve praticar a posse responsável , o uso da focinheira pode ser um bom começo. Podemos começar dizendo que o ponto crucial para o uso da focinheira é a escolha do  modelo, tamanho e a correta adaptação do cão  com a  focinheira. Para passeios não podemos utilizar focinheiras de contenção como as que se utiliza normalmente em clínicas veterinárias e banho e tosa.

Adaptando o seu cão a focinheira

Apresente a focinheira ao seu cão, pendure-a na guia e saia para o passeio deixe o cão cheirar o equipamento, toque- o com a focinheira.

Um dos melhores momentos para a adaptação  seria durante a alimentação do cão, onde parte da comida seria colocada dentro da focinheira para o cão comer, outra opção seria antes de passear nesse caso assim que o cão sair para a rua à focinheira deve ser retirado como recompensa.

Aumente o tempo de uso da focinheira de uma forma gradual, até que o cão se sinta à vontade.

Paciência!  Tudo tem o seu tempo.

Alguns benefícios do uso da focinheira

O cão poderá ser manuseado no veterinário sem riscos de acidente e stress, pois, estará adaptado ao equipamento.

Durante o trabalho de controle de cães agressivos e um equipamento fundamental, pois ajudara a frustrar o cão em suas investidas, levando o comportamento a extinção.

No trabalho de guarda têm a função de descanalizar o cão dos equipamentos manga de proteção etc.

As focinheiras do tipo cesto feitas de arame são uma ótima opção para passeios longos ou quando a temperatura estiver elevada.

Para o trabalho de guarda focinheiras de combate ou tipo cesto feito em couro seriam as opções.

É permitida reprodução desse artigo desde que sejam colocados os créditos de autoria e um link para www.caosocial.com.br

por carlos leite em 29/10/2008 

Outros artigos


Ir para o Topo

Desenvolvido por: Triares