Cão Social - Adestramento de Cães

Tamanho da fonte:
  • Diminuir tamanho da fonte
  • Aumentar tamanho da fonte
Telefone de contato 13 9117.5696

Artigos e Novidades

29/05/2009

Utilizando a caixa de transporte

As caixas de transportes ou contenção podem ser vistas em qualquer pet shop hoje em dia ,porém, poucos sabem dos seus benefícios e sua correta utilização, esse é um equipamento muito utilizado na Europa para educação e treinamento dos cães.
São muitos os motivos e benefícios quando utilizamos o treinamento com a caixa de transporte.
Vejam alguns:
  1. Privacidade, existes momentos do dia que os cães necessitam de tranquilidade
  2. Segurança nas viagens
  3. Controle e motivação nas aulas de obediência
  4. Controle de cães com hábitos destrutivos
  5. Adaptação a novos ambientes

Tenhamos como exemplo os comportamentos eliminativos. Para ensinar o cão a realizar as necessidade em um local específico com mais eficiência podemos utilizar de uma limitação temporária do seu cão na caixa, pois, isso inibe fortemente o ato de urinar e defecar por um motivo lógico, os cães tirando raras exceções são animais muito limpos e nunca querem estar próximos aos seu dejetos, tirando proveito disso usaremos a oportunidade assim que o liberarmos da caixa o conduziremos para o local adequado para as suas necessidades fisiológicas, isso cria um ambiente favorável para educação.
Utilizar a caixa é muita mais eficiente do que limitar o cão por longos períodos em áreas de serviço ou comodos da casa,pois ainda assim ele pode aliviar-se em um canto da área e dormir em outro.Isso também não quer dizer que o cão não possa a vir a sujar a caixa, porém quando isso ocorre o que é muito difícil, normalmente foi devido ao fato do cão estar doente ou ter ficado confinado por muito tempo sem ter tido a oportunidade de aliviar-se antes.

A CAIXA IDEAL

Essa deve ter um tamanho adequado ao seu cão, de forma que o cão possa ficar em pé e dar uma volta sem ter um excesso de liberdade.
Qualidade esse é outro ponto importante a caixa deve ser fácil de desmontar e ter bons trincos , afinal de contas não queremos ter surpresas desagradáveis.

ADAPTANDO O CÃO A CAIXA

Como todo o equipamento a caixa deve ser apresentada ao cão da melhor forma possível, de uma forma gradual e tranquila tenha paciência com o cão e seja consistente.
Nos primeiros dias simplesmente deixe a caixa aberta, tomando o cuidado para prender a porta para que essa não bata e assuste o cão ,pois, não queremos associar a caixa à algo negativo.
O tempo de adaptação será o de cada cão levando em consideração a habilidade de quem está conduzindo o treinamento, felizmente até os mais arredios dos cães logo passam a amar ficar na caixa.Ofereça a sua alimentação dentro da caixa ou até mesmo petiscos, os colocando cada vez mais no fundo da caixa; não o force a entrar na caixa.Quando você perceber que o cão entra na caixa com uma certa frequência passe a fechar a porta por alguns segundo reforçando isso com agrado verbal, petiscos etc.Após isso libere novamente o cão.
Vá aumentando o tempo de permanência do cão na caixa juntamente com a sua ausência ex: um minuto, três minutos, dois minutos , cinco minutos, dez minutos e assim por diante além de continuar os reforços.
Quando atingirmos os 30 minutos o cão já estará pronto para permanecer periódos mais longos.
Observação:Alguns cães no início do treinamento podem choramingar dentro da caixa você não deve solta-ló nesse momento ou estrá transmitindo a informação errada.Para cães mais sensíveis o nível de estímulos positivos dentro da caixa devem ser altos.

DURANTE LONGOS PERÍODOS

Sempre que for necessária a permanência do cão por longos períodos na caixa como por exemplo: viagem, ou porque vai ficar sozinho e é destruidor antes disso o cão obrigatoriamente deve ter a oportunidade de urinar e defecar além de exercitar-se ( caminhadas intensa de no minímo 30 minutos) .
Após o seu retorno o cão obrigatoriamente deve ser solto e conduzido para o local da cacá a fim de realizar suas necessidades fisiológicas após isso pode ser solto no ambiente ou exercitar-se.
NOTA: Pode - se observar que todas as vezes em que o cão e liberado da caixa independente do tempo que ele ficou, vai demonstrar a necessidade de eliminação aproveitamos essa oportunidade para ensinar o exercício banheiro.

ENSINANDO O COMANDO

É bastante interessante ensinar um código ( comando) para relacionar com a caixa.A palavra utilizada pode ser a de escolha eu gosto de utilizar caixa ou canil.
Para ensinar basta apontar e comandar "CAIXA" sempre que ele estiver entrando não esquecendo do reforço positivo, como passar das repetições naturalmente o cão passará a adentrar a caixa.Se isso não ocorrer você poderá ajuda-ló fisicamente o conduzindo para dentro da caixa.Lembrando que o comando será introduzido quando o cão se demonstrar tranquilo quanto ao ato de entrar na caixa.

O QUE NÃO FAZER
 
  1. Utilizar a caixa como instrumento de punição
  2. Prende-ló por longos períodos sem exercita-ló
  3. Importunar o cão na caixa

Esses são os erros mais graves que podemos cometer na utilização da caixa de transporte.
Se o treinamento for conduzido da forma correta você ficará surpreso de como o seu cão vai adorar a caixa e se sentirá seguro nela.Então não esquente com o tempo e sim com resultado desejado.

por Carlos Leite

Outros artigos


Ir para o Topo

Desenvolvido por: Triares