Cão Social - Adestramento de Cães

Tamanho da fonte:
  • Diminuir tamanho da fonte
  • Aumentar tamanho da fonte
Telefone de contato 13 9117.5696

Artigos e Novidades

09/09/2009

"Faro" Uma brincadeira

Você sabia que o seu cão têm uma enorme capacidade de seguir rastros e encontrar pessoas , animais e objetos.E que você pode tirar proveito disso e tornar a vida dele mais feliz,pois, através dessa brincadeira você ativa glândulas inertes, coloca todo mecansimo interno do cão para funcionar pois esse depende do odor para entrar em atividade.Com apenas alguns minutos.E isso mesmo com apenas alguns minutos diários você pode treinar essa fascinante capacidade que os cães possuem o faro, eles são geneticamente programados para trabalhar e caçar o seu alimentos.Através desse jogo você fará com que o seu cão se sinta um cão lhe propriciando uma atividade lúdica física e mental através da ativação do seu melhor sentido o faro sendo que isso é grande importância na vida de um cão.A estratégia e relativamente simples.
 

Sem pressa e passo a passo
  1. Utilizando o quintal de sua casa,na hora da alimentação do cão e usando a própria comida dele você andará, e a cada pegada deixará um pouco de ração, levará o cão até o começo da pista e comandara por exemplo "procura"No começo poderá ser somente de 5 a 10 passos, lembrando de no final deixar o restante da ração.Após cada sessão você aumentara a quantidade de passos e percebendo a facilidade do animal , adicionaremos uma maior dificuldade da seguinte maneira intercale uma pegada com comida uma sem.
  2. Aumente ainda mais a dificuldade distanciando as recompensas por exemplo na primeira pega, depois na décima lembrando sempre de deixar o restante no final da pista e que as dificuldades serão acrescentadas de acordo com o desenvolvimento do cão cada cão terá o seu ritmo.
  3. Ainda utilizando do seu quintal passe a esconder o restante da comida atrás de alguma coisa para tornar a coisa mais divertida.
  4. Em um estágio mais avançado também com intuito de aumentar a dificuldade marque a pista e no momento de levar o cão para farejar apague as luzes e veja como ele se comporta. Normalmente sem a ajuda do visual ele utilizara ainda mais o olfato o que será fácil de perceber pela intensidade do faro.

Conforme o cão evolui o limite será a sua imaginação para a criação da pista, ajude a tornar a janta de seu cão algo mais prazeroso.No começo ele estará encontrando somente a comida,porém, por associação com o passar o tempo ele terá como ponto de partida para o seu objetivo final o odor da pegada, e a comida estará reforçando justamente a pegada.Sendo assim quando você levar o seu cão para um gramado ou parque poderá utilizar dessa base que foi dada no quintal para brincar com o seu cão de encontrar uma pessoa por exemplo.Os cães em geral possuem uma grande capacidade de farejar e a maioria deles adoram esse jogo.Quem sabe você não descobre um grande talento para faro de rastreio.


por carlos Leite

Outros artigos


Ir para o Topo

Desenvolvido por: Triares